A Importância da Aprendizagem Musical
"A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro." (Platão)
"As crianças são seres musicais sensíveis e receptivos que se relacionam de forma natural e intuitiva com a música tendo os sons e a música como forma de comunicação que representam algumas das principais formas de relacionamento humano. A música amplia a capacidade de criação e integra corpo e mente sendo fundamental para que o indivíduo de torne um ser humano completo."
(BRITO, Teca Alencar de – Koellreutter. Educador: o humano como objetivo da educação musical, São Paulo: Editora Fundação. Peirópolis, 2001)
(BRITO, Teca Alencar de – Koellreutter. Educador: o humano como objetivo da educação musical, São Paulo: Editora Fundação. Peirópolis, 2001)
“A prática de um instrumento envolve cada hemisfério cerebral simultâneamente especialmente o córtex visual, o auditivo e o motor. E assim como em qualquer exercício, a prática disciplinada fortalece essas funções cerebrais permitindo-nos desenvolver novas capacidades transferíveis para outras actividades.”
Sugerimos a visualização deste vídeo do Youtube: “How playing an instrument benets your brain - Anita Collins”
(COLLINS, Anita - Doutorada em Neurociência e Educação Musical pela Universidade de Melbourne)
Sugerimos a visualização deste vídeo do Youtube: “How playing an instrument benets your brain - Anita Collins”
(COLLINS, Anita - Doutorada em Neurociência e Educação Musical pela Universidade de Melbourne)
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“Uma cuidada educação musical nos primeiros anos de vida pode ser um factor extremamente relevante para a promoção do sucesso educativo e do bem estar social.”
“O desenvolvimento cognitivo não existe sem desenvolvimento sensorial e sem desenvolvimento motor. A música apresenta um forte potencial em termos de estimulação a este nível.”
(RODRIGUES, Helena - professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e especialista em Psicologia da Música)
“O desenvolvimento cognitivo não existe sem desenvolvimento sensorial e sem desenvolvimento motor. A música apresenta um forte potencial em termos de estimulação a este nível.”
(RODRIGUES, Helena - professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e especialista em Psicologia da Música)
“A música como uma linguagem “não verbal” é frequentemente considerada como um linguagem emocional, capaz de atingir áreas da nossa psique que processam informações e que nós, por vários motivos, não comunicamos com clareza a nós mesmos.”
(RUUD, Even. Caminhos da Musicoterapia. 1990. P.87)
(RUUD, Even. Caminhos da Musicoterapia. 1990. P.87)
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